Publicado em 31/08/2021 – 13h46min
Encontro possibilitou o intercâmbio de conhecimentos sobre a aeronave KC-390
Entre os dias 16 e 18 de agosto, a equipe do Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou uma visita à unidade da Embraer de Gavião Peixoto, local de produção do KC-390.
O modelo KC-390 é um avião para transporte tático/logístico e para reabastecimento em voo, desenvolvido e fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, subsidiária da Embraer. É considerado um marco na aviação brasileira e na aviação de transporte da Força Aérea Brasileira (FAB), e fruto de mais uma parceria de sucesso entre a FAB, responsável, entre outras coisas, em especificar os requisitos para a aeronave, e a Embraer.
A comitiva composta por militares do ITA, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (COPAC) e do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp) visitou as instalações onde estão sendo montadas as unidades do KC-390, conheceu a linha de produção do modelo e conversou com os responsáveis pela área de guerra eletrônica do projeto.
O LABGE-ITA disponibilizou sua equipe técnica e seus equipamentos à COPAC a fim de auxiliar nos testes dos sensores de guerra eletrônica do projeto KC-390 que serão conduzidos, em especial na assessoria técnica relativa ao equipamento de recepção de alerta radar (RWR), provendo consultoria nas áreas concernentes ao sistema.
Fonte: ITA
Edição: DCS-ITA
Revisão: ACS-DCTA
Fotos: ITA