O tema desta oficina foi "Inovações no Ensino de Engenharia” e contou com a participação do Prof. Dr. Alessandro Fernandes Moreira, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG e diretor da Escola de Engenharia da UFMG, acompanhado dos alunos de graduação da Escola de Engenharia da UFMG Alexandre Lopes Boaventura Cunha, Igor Pessoa Fonseca e Maísa Araújo Cota.
O Prof. Alessandro Moreira coordenou algumas atividades em duplas e pequenos grupos durante a oficina, com objetivo de ilustrar como se deu o processo de mudança e inovação no ensino de Engenharia da UFMG.
Inicialmente, as atividades envolveram um processo de sensibilização dos participantes da oficina para a percepção e a escuta e, em seguida, mobilizaram uma discussão que identificasse os padrões de sucesso do ITA que deveriam ser fortalecidos e as situações/culturas que exigem mudança. Por fim, incentivou que o grupo definisse estratégias que poderiam ser adotadas para o fortalecimento dos padrões de sucesso ou para a mudança cultural.
Moreira e os alunos da UFMG relataram práticas avaliadas como de sucesso na Escola de Engenharia da UFMG, destacando a importância do empoderamento dos alunos e da motivação entre os professores para o envolvimento no projeto ENG200.
Após a oficina, a comitiva da UFMG visitou o H8, acompanhada de representante do CASD, para que conhecessem melhor alguns aspectos do modelo do ITA como a residência dos alunos no campus e o trabalho das iniciativas.
Neste ano, as oficinas contam com apoio do FINEP/MCTI.
Fonte:Denise Stefanoni Combinato Edição: Divisão de Comunicação Social - ITA