No contexto da indústria aeronáutica brasileira o ITA contribuiu, com recursos humanos de alto nível, sobremaneira para a criação e consolidação da Empresa Brasi Ieira de Aeronáutica, EMBRAER. De fato, o ITA tem sua história associada à da aviação brasileira, através do entrelaçamento de pessoas, vocações e realizações na área de pesquisa, desenvolvimento e de manufatura.
O ambiente aeronáutico atualmente é onde se desenvolvem ações, além de temas diretamente ligados com a engenharia aeronáutica, na área de materiais, circuitos e sistemas e softwares. Podemos destacar os materiais compostos, os sistemas de controle e navegação e os sistemas de comunicações. Na realidade o ambiente aeronáutico pode ser visto como aquele que congrega o resultado de pesquisas e desenvolvimentos em diversas áreas.
No ITA e, mais especificamente na Divisão de Eletrônica, são desenvolvidos continuamente esforços, relacionados com os temas Eletrônica e Aeronáutica. Tais esforços são desenvolvidos atualmente de forma dispersa. Essa dispersão, que por um lado decorre da complexidade crescente dos temas de pesquisa, também trás uma pulverização de recursos e de resultados. No início da aviação as aeronaves, comparando com aquelas de hoje em dia, apresentavam uma enorme simplicidade em termos dos materiais usados, dos equipamentos e sistemas e do seu próprio uso. Atualmente, considerando apenas o contexto da eletrônica, com a disponibilidade de componentes com tamanhos e consumo de energia reduzidos, a digitalização dos sinais elétricos, o aumento da largura de banda dos sistemas eletrônicos e a complementaridade software hardware podemos visualizar uma segunda convocação ao ITA para que seja estruturada uma ação institucional equivalente àquela do primeiro momento da indústria aeronáutica nacional no sentido de ordenar e reunir os esforços atualmente em curso na Divisão de eletrônica já mencionados.
A área de Sinais e Sistemas é voltada para aplicações em aeronáutica. Assim, seriam contempladas as seguintes ações na Divisão de Eletrônica, dentro das linhas de atuação, pesquisa e competências dos seus Departamentos. O sub-projeto de infra-estrutura para pesquisa científica proposto consiste na implantação de um Laboratório de Sistemas Aeroeletrônicos que representa a convergência, harmonia e complementaridade dos departamentos da Divisão, em termos do tema da proposta, dos objetivos, das facilidades existentes e solicitadas, infra-estrura e dos resultados esperados em Controle, Eletrônica Aplicada , Micro-Ondas & Opto-Eletrônica e Telecomunicações.
Com a implantação de Centro de Caracterização será possível sana r parcialmente os problemas da área de pesquisa em materiais, aumentando a produtividade pela motivação dos alunos e impactando na produtividade de grupos de pesquisas aderentes ao subprojeto 2.
Atualmente, os alunos de pós-graduação e os seus orientadores do ITA, na pesquisa de materiais, precisam defavores de seus colegas de instituições vizinhas ou de localidades distantes para realização, quando possível, de caracterização de materiais desenvolvidos nos laboratórios do ITA. Nestes casos, quase que de forma invariável torna-se necessário a espera por resultado por tempos muitas vezes muito longos. A espera por resultado de análise e caracterização pode até produzir consequências catastróficas como levar um aluno de pós-graduação a situação de desligamento por decurso de prazo para apresentação de sua tese ou dissertação