Este projeto faz parte de um programa de cátedras financiadas pela EMBRAER visando incrementar a capacidade de formação de recursos humanos tanto no ITA como nas instituições de origem do catedrático.
Este projeto também permitirá o desenvolvimento de uma área de pesquisa proeminente dentre as demandas estratégicas em ciências aeronáuticas. Para um melhor aproveitamento neste sentido, o catedrático deverá ser especializado em uma área de interesse estratégico do LNCA – Laboratório de Novos Conceitos Aeronáuticos, que também seja importante para a EMBRAER.
Como resultados espera-se que seja formado um comitê assessor para orientar as atividades do LNCA, estabelecer um curso acadêmico de nível de pós graduação em Aeroelasticidade não linear, e iniciar trabalhos acadêmicos em cooperação com a Universidade Michigan - Laboratório de Aeroelasticidade e Estruturas Ativas (Active Aeroelasticity and Structures Research Laboratory) através do estágio de doutorado de alunos de pós graduação do ITA programas completos de doutorado em Michigan e programas de pós doutorado de alunos e pesquisadores do ITA e da Universidade Michigan. E as atividades de pesquisa e ensino neste aspecto específico da física do voo, aeroelasticidade, bem como das demais disciplinas relacionadas às atividades do LNCA trarão benefícios não só para o ITA mas para a EMBRAER, tanto na formação de capital humano como no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam às demandas aeronáuticas do presente e do futuro.